Qual a evidência da restrição do consumo de açúcar nas crianças com PHDA?

Autores

  • Teresa Pereira Martins USF Novos Rumos - ACeS Alto Ave
  • Carla Costa USF S.Nicolau - ACeS Alto Ave
  • Carla Pereira USF Fafe Sentinela - ACeS Alto Ave
  • Catarina Marques Pinho USF Pevidém - ACeS Alto Ave
  • Cláudia Teixeira USF S.Nicolau - ACeS Alto Ave
  • Helena Ribeiro USF Novos Rumos - ACeS Alto AVe
  • Maria João Abreu USF Duovida - ACeS Alto Ave
  • Nuno Namora USF Duovida - ACeS Alto Ave

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i1.11895

Resumo

Introdução: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é considerada a patologia neurocomportamental mais prevalente na infância, atingindo cerca de 3 a 7% das crianças em idade escolar. A intervenção terapêutica tem por objetivo principal o desenvolvimento de um equilíbrio emocional e a otimização do desempenho académico, ocupacional e relacional. Preconiza-se uma abordagem terapêutica multimodal, incluindo intervenções psicológicas e pedagógicas, farmacológicas e nutricionais. O papel da dieta como tratamento da PHDA é controverso, mas o tópico continua a interessar aos pais e profissionais de saúde, que preferem uma alternativa/complementaridade à medicação instituída.

Objetivo: Esclarecer se existe evidência acerca da restrição dietética de açúcares no controlo da sintomatologia da PHDA.

Metodologia: Em março de 2016 foi efetuada uma pesquisa bibliográfica utilizando os termos MESH "Attention Deficit Disorder with Hyperactivity”   e “Dietary Carbohydratesem diversas bases de dados, de artigos escritos em inglês, português ou espanhol, e publicados nos últimos 15 anos. Como critérios de inclusão foi definida uma população de crianças e adolescentes (<18 anos) com PHDA, cuja intervenção avaliasse a restrição de açúcares simples na alimentação em comparação com placebo ou metilfenidato, e um outcome na melhoria da sintomatologia. Para avaliar a qualidade dos estudos e a força de recomendação foi utilizada a escala Strength of Recommendation Taxonomy (SORT), da American Family Physician.

Resultados: A pesquisa efetuada resultou na identificação de um total de 54 artigos. Foram excluídos os artigos repetidos, aqueles em que se verificou discordância com o objetivo da revisão e aqueles que não cumpriam a totalidade dos critérios de inclusão. Deste modo, foram incluídos e analisados cinco artigos: uma guideline, um estudo observacional e três revisões não sistemáticas.

Discussão: Verificou-se uma grande heterogeneidade nos estudos apresentados, assim como uma fragilidade no desenho dos trabalhos. Reconhece-se a dificuldade em conduzir ensaios clínicos bem estruturados, relativos à alimentação, pela necessidade de ter em conta múltiplos fatores passíveis de interferência. Atualmente a evidência disponível é insuficiente para sugerir que a restrição do consumo de açúcares refinados poderá melhorar os sintomas da PHDA (SORT C).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Teresa Pereira Martins, USF Novos Rumos - ACeS Alto Ave

Médico interno de Medicina Gerale  Familiar, 4º ano.

Carla Costa, USF S.Nicolau - ACeS Alto Ave

Médico interno de Medicina Geral e Familiar, 3º Ano

Carla Pereira, USF Fafe Sentinela - ACeS Alto Ave

Médico interno de Medicina Geral e Familiar, 4º ano

Catarina Marques Pinho, USF Pevidém - ACeS Alto Ave

Médico interno de Medicina Geral e Familiar, 4º ano

Cláudia Teixeira, USF S.Nicolau - ACeS Alto Ave

Médico interno de Medicina Geral e Familiar, 3º ano

Helena Ribeiro, USF Novos Rumos - ACeS Alto AVe

Médico interno de Medicina Geral e Familiar, 4º ano

Maria João Abreu, USF Duovida - ACeS Alto Ave

Médico interna de Medicina Geral e Familiar, 4º ano

Nuno Namora, USF Duovida - ACeS Alto Ave

Médico interno de Medicina Geral e Familiar, 4º ano

Downloads

Publicado

2019-03-20

Como Citar

Martins, T. P., Costa, C., Pereira, C., Pinho, C. M., Teixeira, C., Ribeiro, H., Abreu, M. J., & Namora, N. (2019). Qual a evidência da restrição do consumo de açúcar nas crianças com PHDA?. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 35(1), 37–41. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i1.11895

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)