A complexidade do paciente com doenças crónicas - Qual a melhor organização da prestação de cuidados para responder às suas necessidades?

Autores

  • João Guerra Internista do Hospital Reynaldo dos Santos (V.F.Xira); Delegado da «International Disease Management Alliance»(IDMA).

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i6.10431

Resumo

O caso clínico descrito reporta-se a um doente real com múltiplas doenças crónicas, grande utilizador dos serviços de saúde. Reflecte um alto grau de complexidade inerente à natureza das suas doenças, agravada pela coexistência de várias doenças no mesmo doente. Do relato deste caso podem deduzir-se alguns problemas e questões relacionadas com a abordagem das doenças crónicas (DC) em geral, no contexto da organização da prestação de cuidados do Serviço Nacional de Saúde (SNS). À luz dos conhecimentos actuais, abordarei propostas para melhorar a organização da prestação de cuidados para responder às necessidades destes doentes. Tal implica analisar o conceito de integração dos cuidados de saúde, as estratégias e benefícios que lhe estão subjacentes, o conceito de gestão da doença (GD) e o seu papel no processo de integração e melhoria da qualidade dos cuidados a estes doentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-11-01

Como Citar

Guerra, J. (2007). A complexidade do paciente com doenças crónicas - Qual a melhor organização da prestação de cuidados para responder às suas necessidades?. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 23(6), 747–54. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i6.10431