Avaliação e tratamento do doente com acne - ParteII

Autores

  • Américo Figueiredo Especialista em Dermatologia e Venereologia, Director do Serviço de Dermatologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra; Professor de Dermatologia da Faculdade Medicina da Universidade de Coimbra. Serviço de Dermatologia dos HUC
  • António Massa Especialista em Dermatologia e Venereologia, Ex-Director do Serviço de Dermatologia do Hospital Geral de Santo António, Porto. Clínica Dermatológica Dr. António Massa.
  • António Picoto Especialista em Dermatologia e Venereologia, Ex-Director do Centro de Dermatologia Médico-Cirúrgica de Lisboa. Clínica Dermatológica Privada.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v27i1.10822

Palavras-chave:

Acne Vulgar, Terapêutica, Retinóides, Agentes Antibacterianos, Gravidez

Resumo

O Portuguese Acne Advisory Board (PAAB), grupo de dermatologistas portugueses que, à semelhança de grupos congéneres internacionais, tem dedicado particular atenção à definição de linhas de orientação para o tratamento da acne, pretende que o presente documento constitua uma ferramenta útil na abordagem dos doentes com esta patologia. Elaborou-se um dossier, para educação médica contínua, subdividido em 2 partes: Parte I - etiopatogenia e clínica; Parte II - abordagem terapêutica. Nesta Parte II discute-se a abordagem terapêutica - tópica e sistémica - em cada forma clínica de acne, dando particular ênfase aos retinóides e aos antimicrobianos, e salientam-se as estratégias a adoptar para limitar a crescente resistência bacteriana aos antibióticos. Referem-se as indicações específicas para terapêutica hormonal e analisam-se as particularidades do tratamento da acne na grávida e lactante. Descrevem-se algumas técnicas para correcção das cicatrizes da acne. Por último, publica-se um algoritmo que pretende ilustrar a classificação da acne e definir, para cada tipo clínico, a abordagem terapêutica consensualmente recomendada.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

Figueiredo, A., Massa, A., & Picoto, A. (2011). Avaliação e tratamento do doente com acne - ParteII. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 27(1), 66–76. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v27i1.10822