Prescrição de exercício físico: A sua inclusão na consulta

Autores

  • Diana Carneiro Interna do 1º ano da Formação Específica de Medicina Geral e Familiar. Unidade de Saúde Familiar Horizonte - Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v27i5.10890

Palavras-chave:

Estilo de Vida Sedentário, Mudança de Comportamentos, Exercício, Aconselhamento

Resumo

A percentagem de indivíduos com hábitos sedentários tem aumentado nos últimos anos, sendo o sedentarismo um factor de risco importante das doenças crónicas não transmissíveis, nomeadamente das doenças cardiovasculares. Assim, é de extrema importância que ocorram alterações na nossa sociedade, nomeadamente, nas atitudes, nos valores e na conduta no que concerne à relação entre a saúde e o exercício físico. Há evidência que a inclusão do exercício físico na prescrição médica é um caminho viável para diminuir os níveis de sedentarismo da população em geral. Os médicos de família encontram-se numa posição privilegiada para tentar mudar o comportamento das pessoas, não só pelo acompanhamento longitudinal e continuado da população, mas também pelo conhecimento do meio familiar, ambiental e comunitário que rodeia os indivíduos. A prescrição de exercício físico deve ser vista como um processo pelo qual se recomenda um programa de exercícios de forma sistemática e individualizada, segundo as necessidades e preferências de cada pessoa, com a finalidade de obter os maiores benefícios com os menores riscos. Não basta indicar que se deve fazer exercício. À semelhança de como se faz com qualquer outra medicação, é necessário especificar os aspectos quantitativos e qualitativos do exercício físico. Com este artigo pretende-se chamar a atenção para a prescrição de exercício físico e abordá-lo como um dos actos médicos que pode ser realizado em consulta. Faz-se referência aos benefícios do exercício físico, ao papel do médico como prescritor de exercício físico, aos modelos e teorias de comportamento que visam a prática de exercício físico, às características da prescrição de exercício físico, às estratégias a implementar na prática clínica e aos programas baseados no aconselhamento de exercício físico desenvolvidos nos cuidados de saúde primários. Perante um aumento significativo dos hábitos sedentários da nossa população, torna-se urgente rever o aconselhamento de exercício físico nos cuidados de saúde primários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-01

Como Citar

Carneiro, D. (2011). Prescrição de exercício físico: A sua inclusão na consulta. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 27(5), 470–9. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v27i5.10890