O descortinar de um diagnóstico de hematúria: relato de caso

Joana Simões Casanova, Alexandra Sousa

Resumo



Introdução: A prevalência dos sintomas do aparelho urinário baixo (LUTS) no homem aumenta com a idade e apresenta um enorme impacto na qualidade de vida, sendo uma das grandes causas de procura de cuidados médicos pelo homem adulto. De uma forma geral, perante um homem com LUTS dever-se-ão considerar as patologias que afetam a próstata, a uretra, a bexiga e o músculo detrusor.
Descrição do caso: Homem de 50 anos, soldador, com antecedentes pessoais de dislipidemia, um episódio de cólica renal, microlitíase renal e ex-fumador de 3,5 UMA.
Em outubro de 2012 recorre à consulta aberta por queixas de disúria, polaquiúria, hematúria terminal e dor hipogástrica, tendo sido considerado o diagnóstico de cistite com a indicação de cumprir antibioterapia, após colheita de urocultura. Perante resultado negativo da urocultura e por não apresentar prostração, febre nem corrimento purulento e pelos antecedentes de litíase renal, interpretou-se como segundo episódio de cólica renal.
Em agosto de 2013 apresenta-se na consulta programada com queixas de gotejamento final ao urinar e disúria terminal esporádica de longa evolução e hematúria em tira-teste. Foram requisitados o PSA total, sedimento urinário e ecografia vesicoprostática que, um mês mais tarde, veio a revelar uma volumosa lesão neoplásica da bexiga.
Comentário: Apesar da existência de fatores de risco (tabagismo prévio e idade superior a 35 anos) para o carcinoma da bexiga, este diagnóstico não foi considerado numa primeira fase. No acompanhamento deste quadro clínico surgiram outros fatores de confundimento, como os antecedentes pessoais de litíase renal e a presença de sintomas sugestivos de outras patologias mais frequentes nesta faixa etária.
O caso clínico exposto pelas autoras revela a complexidade do escrutínio diagnóstico dos LUTS no homem, tão comuns na consulta de medicina geral e familiar e que podem abranger um conjunto de patologias com orientações terapêuticas distintas.

Palavras-chave


Hematúria; Sintomas do Trato Urinário Inferior; Neoplasias da Bexiga.

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v31i3.11526

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c)