Neuropatia induzida pelo tratamento: uma complicação iatrogénica da diabetes

Autores

  • Vera Juliana Oliveira Soares da Costa USF São João, ACES Aveiro Norte
  • Edgar Rainho Coelho USF São João, ACES Aveiro Norte
  • Virgílio dos Santos Caria USF São João, ACES Aveiro Norte

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i5.11953

Resumo

Introdução: A neuropatia induzida pelo tratamento da diabetes, até agora denominada neurite insulínica, é uma neuropatia aguda, que surge em doentes diabéticos quando são submetidos a um controlo glicémico estrito num curto espaço de tempo.

 

Descrição do caso: Mulher de 66 anos de idade com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 desde 1990 com nefropatia e retinopatia como complicações e mau controlo glicémico. Apresentava, ainda, como problemas de saúde ativos hipertensão arterial e dislipidémia, sem outros antecedentes relevantes. Em junho de 2016 foi introduzida insulina isofânica com vista a alcançar um melhor controlo glicémico. Duas semanas depois recorre a consulta por hipersudorese intensa, náuseas, tonturas e sensação de desmaio quer em períodos pré como pós-prandiais, o que foi interpretado como um quadro de possíveis hipoglicemias. Uma semana depois recorreu, novamente, a consulta com queixas de parestesias e disestesias dos membros inferiores e manutenção dos sintomas autonómicos. Pelo exame físico, encontraram-se achados compatíveis com neuropatia periférica e, pela consulta do processo clínico, verificou-se uma descida da hemoglobina glicada de 2,1% em 3 meses. Perante este quadro, a doente foi medicada com pregabalina em doses crescentes para alívio sintomático e explicado o carácter reversível desta situação. Na consulta de vigilância, realizada em setembro, a doente encontrava-se assintomática sem medicação analgésica.

 

Comentário: Este caso permite relembrar esta entidade, muitas vezes, confundida com neuropatia diabética e alertar para o potencial iatrogénico de um regime terapêutico intensivo num curto espaço de tempo.

 

Biografias Autor

Vera Juliana Oliveira Soares da Costa, USF São João, ACES Aveiro Norte

Médica Interna de Medicina Geral e Familiar

Edgar Rainho Coelho, USF São João, ACES Aveiro Norte

Médico Interno de Medicina Geral e Familiar

Virgílio dos Santos Caria, USF São João, ACES Aveiro Norte

Médico Assistente Graduado de Medicina Geral e Familiar

Downloads

Publicado

2019-10-18

Como Citar

Soares da Costa, V. J. O., Coelho, E. R., & Caria, V. dos S. (2019). Neuropatia induzida pelo tratamento: uma complicação iatrogénica da diabetes. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 35(5), 408–11. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i5.11953