Meningite bacteriana - complicação inesperada de otite média aguda

Autores

  • Joana Oliveira Ferreira USF Serra da Lousã
  • Inês Simões Tinoco USF Serra da Lousã
  • Joana Fernandes USF Serra da Lousã

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v34i5.12006

Resumo

Introdução: A otite média aguda é uma patologia frequente nos Cuidados de Saúde Primários. Raramente apresenta complicações, porém quando existem revelam-se graves e com importante morbimortalidade. Com este artigo, pretende-se descrever um caso de meningite aguda secundária a otite média aguda e as suas implicações para a saúde e qualidade de vida do doente e da família.

Descrição do Caso: Jovem adulto ativo de 42 anos, pertencente a família nuclear, que recorreu ao médico de família por apresentação inaugural de otite e sinusite agudas, com sintomas de intensidade fruste. Após três dias da instalação do quadro sintomático, surge agravamento clínico, rapidamente progressivo e degradante do estado estado geral. O utente entra em estado comatoso, pirexia e crise convulsiva. Em contexto de urgência realizou meios complementares de diagnóstico, tais como punção lombar, tomografia computorizada e angiotomografia que confirmaram diagnóstico de meningite aguda bacteriana por Streptococcus pneumoniae e acidente vascular cerebeloso direito ambas as complicações secundárias a otite média aguda.

Comentários: A otite média aguda pode ser observada em diferentes fases de apresentação clínica. Quando evolui para mastoidite pode culminar em meningite e trombose dos seios venosos cerebrais. Neste caso, apesar de uma apresentação inicial simples num utente jovem sem comorbilidades, ocorreram estas complicações raras, acarretando consequências psíquicas e físicas para o próprio, condicionando incapacidade para o trabalho, bem como para a esposa, agora cuidadora da família, confrontada com a gestão da dinâmica de vida diária sozinha. As filhas, menores, assistiram ainda à rápida degradação e lenta recuperação do estado geral do pai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Joana Oliveira Ferreira, USF Serra da Lousã

Interna de MGF.

Inês Simões Tinoco, USF Serra da Lousã

Interna MGF

Joana Fernandes, USF Serra da Lousã

Assistente Graduado em MGF

Downloads

Publicado

2018-11-06

Como Citar

Ferreira, J. O., Tinoco, I. S., & Fernandes, J. (2018). Meningite bacteriana - complicação inesperada de otite média aguda. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 34(5), 317–321. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v34i5.12006