Consumo de «produtos naturais» e «suplementos alimentares» numa Unidade de Saúde Familiar: estudo exploratório

Autores

  • Ângela Lee Chin USF Arruda - ACES Estuário do Tejo
  • Ana Filipa Vicente USF Arruda - ACES Estuário do Tejo
  • Olena Lourenço USF Arruda - ACES Estuário do Tejo

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i1.12168

Resumo

Introdução: O consumo de Produtos Naturais (PN) e Suplementos Alimentares (SA) tem aumentado de popularidade. Os estudos sobre o consumo destes produtos são importantes, pois existem poucos dados nacionais e a população geralmente desconhece os riscos associados.

Objetivos: Determinar a prevalência do consumo de PN/SA na Unidade de Saúde Familiar (USF) Arruda. Adicionalmente, pretendeu-se caraterizar socio-demograficamente os consumidores destes produtos e os seus hábitos de consumos, e verificar se existe associação com o género, idade, escolaridade e estado civil.

Tipo de estudo: Observacional, descritivo e transversal.

Local: USF Arruda.

População: Utentes adultos inscritos na USF Arruda.

Métodos: Os dados foram recolhidos numa amostra não aleatória, de conveniência, de 1 de outubro a 30 de novembro de 2016. Foi aplicado um questionário anónimo, confidencial e voluntário. Os dados foram codificados, registados e analisados em SPSS®.

Resultados: Obtiveram-se 351 questionários válidos. Dos inquiridos, 68,9% eram mulheres, 72,9% tinham idade entre 31 e 75 anos, 50,7% apresentavam escolaridade inferior ou igual a seis anos e 50,9% eram casados ou viviam em união de facto. 91,2% referiu consumir ou ter consumido PN/SA nos últimos seis meses. Destes, 64,7% consumiu um ou dois PN/SA, sendo que 75,9% fê-lo diariamente. Relativamente à análise da associação entre o consumo de PN/SA e as variáveis estudadas concluiu-se que apenas existe independência para o género.

Conclusões: Os resultados deste estudo apontam para uma elevada prevalência de consumo de PN/SA na USF Arruda. Dada a relevância desta temática e ao facto de existirem poucos estudos atuais nesta área, consideramos que seria pertinente realizar investigações mais robustas, idealmente que pudessem ser representativas do panorama nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ângela Lee Chin, USF Arruda - ACES Estuário do Tejo

Médica Interna de Medicina Geral e Familiar

Ana Filipa Vicente, USF Arruda - ACES Estuário do Tejo

Médica Interna de Medicina Geral e Familiar

Olena Lourenço, USF Arruda - ACES Estuário do Tejo

Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar

Downloads

Publicado

2019-03-20

Como Citar

Lee Chin, Ângela, Vicente, A. F., & Lourenço, O. (2019). Consumo de «produtos naturais» e «suplementos alimentares» numa Unidade de Saúde Familiar: estudo exploratório. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 35(1), 30–36. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i1.12168