Prevalência das complicações da diabetes mellitus no ACeS Santo Tirso/Trofa: estudo descritivo

Autores

  • Ana Rita Gomes Médica Assistente de Saúde Pública, Unidade de Saúde Pública do ACeS Grande Porto I - Santo Tirso/Trofa.
  • Luciano Santos Médico Assistente de Saúde Pública, Unidade de Saúde Pública do ACeS Grande Porto I - Santo Tirso/Trofa.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v33i4.12225

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Complicações, Agrupamento de Centros de Saúde.

Resumo

Objetivos: Estimar a prevalência das complicações crónicas relacionadas com a diabetes nos indivíduos com diabetes do Agrupamento de Centros de Saúde Santo Tirso/Trofa. Tipo de estudo: Descritivo, do tipo transversal com uma componente analítica. Local: Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa. População: Utentes com diabetes mellitus tipo 1 e 2. Métodos: Foi selecionada aleatoriamente uma amostra da população de utentes com diabetes mellitus tipo 1 e 2 que estavam inscritos nas unidades funcionais do Agrupamento de Centros de Saúde (N=9.426) em dezembro de 2014. Os dados foram recolhidos dos processos clínicos eletrónicos dos utentes, tendo sido estudadas as complicações: doença coronária, doença cerebrovascular, nefropatia, neuropatia, amputação no membro inferior e retinopatia. A análise dos dados foi efetuada nos programas SPSS® 21 e Excel® 2010. Resultados: Dos 1.507 indivíduos diabéticos estudados, 95,5% eram do tipo 2, 50,7% do sexo masculino, e a média de idades de 65,7±12 anos. Identificaram-se complicações em 33,6% dos indivíduos, sendo a nefropatia a complicação mais prevalente (17,2%) e a amputação (0,9%) a menos. Os de tipo 1, em comparação com os de tipo 2, apresentaram prevalências significativamente superiores de nefropatia, neuropatia, amputação e retinopatia. Conclusões: Algumas prevalências encontradas neste estudo foram diferentes às identificadas na revisão da literatura. No entanto, a interpretação dessas discrepâncias deve ser feita com cuidado, dadas as possíveis diferenças entre os critérios usados nas definições das complicações. Este estudo foi uma mais-valia para a caracterização deste problema a nível local e espera-se que os resultados obtidos possam servir de base para futuras investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-01

Como Citar

Gomes, A. R., & Santos, L. (2017). Prevalência das complicações da diabetes mellitus no ACeS Santo Tirso/Trofa: estudo descritivo. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 33(4), 252–60. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v33i4.12225