Flavonoides no controlo sintomático da patologia hemorroidária: uma revisão baseada na evidência

Filipe Fontes Alves, Filipa Martins Guedes, Joana Oliveira Sousa, Carolina Macedo Abreu

Resumo


OBJECTIVO: A doença hemorroidária é caracterizada pela dilatação dos plexos venosos hemorroidários. Os principais sintomas e sinais são dor, prurido, descarga mucosa, sangramento e desconforto relacionado com o prolapso. Uma das opções terapêuticas são os flavonoides. A sua efetividade continua a ser um ponto de debate controverso que divide os médicos. Como tal é nosso objetivo determinar, através de uma revisão baseada na evidencia, se a utilização de flavonoides no controlo sintomático é uma opção terapêutica válida.

FONTES DE DADOS: MEDLINE, sítios de medicina baseada na evidência e referências bibliográficas dos artigos selecionados.

MÉTODOS DE REVISÃO: Pesquisa sistemática de normas de orientação clínica, revisões sistemáticas e ensaios clínicos aleatorizados utilizando os termos MeSH “Hemorrhoids” e “Flavonoids” publicados nos últimos 10 anos em Português, Inglês, Francês e Espanhol. Foi aplicada a escala Strength of recommendation taxonomy, da American Family Physicianspara graduar a evidência e atribuir uma força de recomendação às conclusões.

RESULTADOS: Da pesquisa resultaram 14 artigos, 3 dos quais cumpriram os critérios de inclusão, com elevada qualidade científica e dos quais foram traçadas as conclusões, todos eles favoráveis ao uso dos flavonoides, mas com benefício variável de acordo com o sintoma explorado.

CONCLUSÕES: A evidência disponível sugere existir benefício na utilização de flavonoides no controlo de sintomas de origem hemorroidária (versus placebo), estando a sua utilização recomendada no controlo da dor e da hemorragia (Força de Recomendação A). É necessário ter em conta limitações como a subjetividade na avaliação de sintomas por parte dos doentes; a influência da dieta; flavonoides ser um grupo farmacológico vasto; não existir uma dosagem standard para o tratamento. Estudos adicionais são necessários para esclarecer estas questões.


Palavras-chave


Hemorroidas; Flavonoides

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v36i3.12581

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2020 Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar