Avaliação de conhecimentos sobre exposição solar

Autores

  • Rita Meireles Pedro USF Horizonte - ULS Matosinhos http://orcid.org/0000-0003-0984-3429
  • Catarina Sá Couto USF Porta do Sol – ULS Matosinhos
  • Daniela Almeida Ribeiro USF Leça – ULS Matosinhos
  • Mafalda Oliveira USF Santo André de Canidelo – ACeS Grande Porto VII/Gaia
  • Raquel Lisboa USF Monte Crasto – ACeS Gondomar
  • Sandra Mimoso Guedes USF Ramalde – ACeS Porto Ocidental

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i3.12583

Palavras-chave:

Neoplasia cutânea, Prevenção, Questionário, Fatores de risco

Resumo

Objetivos: Caracterizar o conhecimento dos utentes sobre os cuidados associados à exposição solar, os fatores de risco e sinais de alarme para neoplasia cutânea. Estudar a associação entre as variáveis: idade, sexo, escolaridade, fotótipo, antecedentes de neoplasia cutânea (pessoais ou em contactos próximos) e o nível de conhecimento dos utentes.

Métodos: Estudo transversal. Durante os meses de abril e maio de 2018 foram entregues questionários de autopreenchimento, compostos por dados sociodemográficos, questões teóricas sobre exposição solar e seus riscos, fatores de risco e sinais de alarme para neoplasia cutânea aos utentes com idade igual ou superior a 18 anos que compareceram à consulta programada de seis Unidades de Saúde Familiar (USF). Foi realizada a análise estatística das suas variáveis, utilizando o software estatístico IBM SPSS Statistics®, assumindo-se um nível de significância de 5%.

Resultados: Participaram 435 indivíduos, dos quais 29 não completaram o questionário, resultando numa amostra final de 406 indivíduos. Os inquiridos apresentaram uma média de idades de 47±17,1 anos (mínimo: 18; máximo: 89 anos) e 67% eram do sexo feminino. A pontuação média no questionário foi de 9,3±2,06 pontos (sendo a pontuação máxima de 13 valores), mais elevada nos inquiridos com idades entre 35 e 55 anos, nos mais escolarizados e nos inquiridos com fototipo 3. Os inquiridos mais velhos e aqueles com menor nível de escolaridade associaram-se a uma pontuação baixa a intermédia no questionário (p<0,001). Os inquiridos com conhecidos com diagnóstico de cancro de pele e os inquiridos com pele mais clara obtiveram uma pontuação mais elevada. No entanto, após ajuste para potenciais confundidores, verificou-se que apenas as variáveis escolaridade e tipo de pele mantiveram associação com o nível de conhecimentos.

Conclusões: O nível de conhecimentos sobre a exposição solar encontrado é satisfatório, ainda que existam lacunas importantes relativamente ao conhecimento de formas de proteção, de fatores que aumentam o risco de cancro cutâneo e de sinais de alarme. Estes resultados corroboram a pertinência do estudo, evidenciando a relevância da realização de intervenções de educação para a saúde sobre o tema, considerando o seu previsível impacto na incidência e prevalência de neoplasia cutânea. Salienta-se ainda, na sequência deste estudo, a pertinência da realização de uma investigação sobre comportamentos da população relativamente à exposição e proteção solar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Rita Meireles Pedro, USF Horizonte - ULS Matosinhos

Mestre em Medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (grau obtido em Agosto de 2014)

Interna do Ano Comum no Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã) - Janeiro a Dezembro de 2015

Interna de Medicina Geral e Familiar na USF Horizonte - ULS Matosinhos (início do internato em Janeiro de 2016)

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Pedro, R. M., Sá Couto, C., Ribeiro, D. A., Oliveira, M., Lisboa, R., & Guedes, S. M. (2020). Avaliação de conhecimentos sobre exposição solar. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 36(3), 233–40. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i3.12583