Artrite reumatoide com sete anos de evolução sem seguimento médico

Autores

  • Helder Jose Ferreira Gomes

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i5.12701

Palavras-chave:

Artrite reumatoide, Poliartrite, Manifestações extra-articulares, Violência doméstica, Transtorno da personalidade dependente

Resumo

Introdução: A artrite reumatoide é uma poliartrite inflamatória, simétrica e periférica de etiologia desconhecida, envolvendo preferencialmente as articulações das mãos e dos pés. Caso não seja atempadamente diagnosticada e tratada, a deformação e destruição articular tornam-se permanentes, com deterioração funcional importante. Por conseguinte, a ausência de tratamento atempado poderá resultar na incapacidade de realização de tarefas da vida diária, absentismo laboral ou mesmo desemprego.

Descrição do caso: Utente de sexo feminino, com 36 anos, recorreu a uma primeira consulta na USF, referindo, como queixas principais, uma grande deformação articular, afetando predominantemente as articulações do punho e dedos das mãos, dos pés e dos joelhos. Para além disso, referia uma grande limitação funcional nas atividades de vida diária (AVD), causadas pela grande deformação articular associada a astenia e anedonia. Todo este quadro, arrastado ao longo de anos, não foi avaliado e não teve acompanhamento médico por, segundo a doente, não ter sido permitido pelo ex-companheiro.

Comentários: O diagnóstico tardio de atrite reumatoide conduz a destruição articular permanente e irreversível. O padrão de comportamento submisso inerente ao transtorno da personalidade dependente é fator de risco para comportamentos abusivos nas relações interpessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-05

Como Citar

Gomes, H. J. F. (2020). Artrite reumatoide com sete anos de evolução sem seguimento médico. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 36(5), 436–40. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i5.12701