Consenso AURORA: risco cardiovascular na pessoa com diabetes mellitus tipo 2

Tiago Maricoto, José Pedro Antunes, Manuel Rodrigues Pereira, Susana Corte-Real, Tiago Taveira-Gomes, João Pedro Nobre

Resumo


Objetivo

Desenvolver um documento de consenso orientado para a prática clínica no contexto da Medicina Geral e Familiar relativamente à gestão da farmacológica do risco cardiovascular na pessoa com Diabetes Mellitus Tipo 2.

Métodos

Foi reunido um painel de seis especialistas em Medicina Geral e Familiar que desenvolveu uma revisão bibliográfica não sistemática de recomendações clínicas, meta-análises e estudos originais e de revisão relativos ao controlo dos principais parâmetros de risco cardiovascular no adulto com Diabetes Mellitus Tipo 2. Foi analisada e debatida de modo exaustivo a evidência identificada que foi posteriormente sumarizada num conjunto de recomendações práticas.

Resultados

Foram identificadas 23 fontes bibliográficas, entre recomendações clínicas, estudos originais, meta-análises e estudos secundários com base nos quais se elaboraram 13 recomendações relativas à terapêutica com antidiabéticos, 5 recomendações relativas à terapêutica com anti-hipertensores, 5 recomendações relativas à terapêutica anti-dislipidemica e 10 recomendações relativas à terapêutica com anti-agregantes.

Conclusão

A gestão do risco cardiovascular e da insuficiência cardíaca na pessoa com Diabetes Mellitus Tipo 2 constitui um exercício clínico desafiante que requer uma análise holística e individualizada de cada pessoa. Novas armas farmacológicas estão agora disponíveis, e devem ser utilizadas de forma incisiva para garantir um controlo adequado da glicemia e dos fatores de risco cardiovascular, minimizando a morbimortalidade inerente às complicações da Diabetes Mellitus Tipo 2.


Palavras-chave


Diabetes Mellitus tipo 2; Medicina Geral e Familiar; Risco Cardiovascular

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v36i3.12744

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2020 Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar