Hematúria no jovem adulto: um caso de síndroma da junção pielo-ureteral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i1.12745

Palavras-chave:

Hematúria, Síndroma da junção pielo-ureteral, Jovem adulto, Hidronefrose

Resumo

Introdução: A síndroma da junção pielo-ureteral é uma patologia mais frequente em idade pediátrica. Consiste numa forma de obstrução do trato urinário, que resulta de um bloqueio parcial ou total intermitente do fluxo de urina a nível da junção pielo-ureteral. É a causa mais comum de hidronefrose no período pré-natal e, quanto aos jovens adultos (18 aos 24 anos), a taxa de internamento por esta causa foi de 0,7 por 100.000 no ano 2000 nos Estados Unidos da América.

Descrição do caso: Homem de 21 anos, sem antecedentes pessoais de relevo, que recorreu ao serviço de urgência por quadro de dor referida ao flanco esquerdo e hematúria com início no próprio dia. Foi medicado sintomaticamente e teve alta para o médico de família para estudo de cálculo renal. Recorreu a consulta do centro de saúde passados três dias com manutenção dos sintomas. Ao exame objetivo verificou-se punho-percussão lombar sem alterações bilateralmente e palpação abdominal com massa medindo cerca de 15 por 20cm, não móvel, de consistência duro-elástica, nos quadrantes esquerdos. Foi encaminhado novamente ao serviço de urgência para reavaliação urgente. A tomografia computorizada urológica revelou bolsas hidronefróticas a substituir o rim esquerdo, sem imagens sugestivas de obstrução, observação compatível com síndroma da junção pielo-ureteral. Internou-se o utente para cateterização ureteral e avaliação funcional do rim esquerdo.

Comentário: A hematúria em contexto de dor unilateral referida ao flanco deve fazer suspeitar em primeiro lugar de nefrolitíase, mas outras causas não devem ser negligenciadas, principalmente em apresentações menos típicas. Este caso reforça a ideia de que uma patologia mais frequente em idade pediátrica pode ser encontrada em doentes adultos. É, no entanto, pouco comum, tendo sido a validação das queixas do utente e o exame objetivo cuidado em consulta de medicina geral e familiar fatores chave para uma orientação adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Samuel Gomes, USF Amato Lusitano - ACES Amadora

Mestre em Medicina, Interno de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar

Downloads

Publicado

2021-02-25

Como Citar

Gomes, S. (2021). Hematúria no jovem adulto: um caso de síndroma da junção pielo-ureteral. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 37(1), 63–7. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i1.12745