Recidiva tardia de carcinoma do endométrio: relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i4.12912

Palavras-chave:

Carcinoma do endométrio, Recidiva tardia

Resumo

Introdução: O carcinoma do endométrio é a neoplasia maligna ginecológica mais comum na mulher. A recorrência local ou à distância é um dos principais problemas que ocorre após o tratamento. Com este caso pretende-se alertar para a eventual recidiva tardia após tratamento do carcinoma do endométrio, evidenciando o papel do médico de família (MF) no seguimento dos doentes ao longo do tempo.

Descrição do caso: Mulher, 74 anos, com história de neoplasia do endométrio submetida a cirurgia e radioterapia em 2010, recorreu à consulta do MF por ter apresentado um mês antes início súbito de disartria, alteração da coordenação motora e posterior instalação de hemiparesia direita. Foi admitido um acidente vascular cerebral isquémico em fase não aguda, tendo sido solicitados meios complementares de diagnóstico. Quando voltou à consulta para mostrar os exames, as hipóteses diagnósticas colocadas foram metástase cerebral vs glioblastoma, tendo sido encaminhada para o serviço de urgência dado o concomitante agravamento do estado neurológico. Foi avaliada pela neurocirurgia e submetida a intervenção cirúrgica, tendo ficado completamente assintomática e o resultado histológico revelou metástase de adenocarcinoma bem diferenciado de provável origem ginecológica.

Comentário: O desenvolvimento de metástases no sistema nervoso central a partir de cancros ginecológicos primários é um evento raro, sendo mais frequente nos primeiros três anos após o tratamento. Contrariando os dados existentes na literatura atual, este caso demonstra o diagnóstico de doença metastática nove anos após o tratamento do carcinoma do endométrio, reforçando o papel fundamental do MF no acompanhamento dos utentes, uma vez que, conhecendo-os, está sensibilizado para identificar fatores de risco, bem como para detetar manifestações clínicas e sinais de alarme de várias patologias.

Biografias Autor

Adriana Maria Madeira e Silva, USF Descobertas

Médica Interna de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar na Unidade de Saúde Familiar (USF) Descobertas do Agrupamento de Centros de Saúde (ACEs) Lisboa Ocidental e Oeiras da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo (LVT)

Vasco André Gonçalves Varela, USF Descobertas

Médico Assistente de Medicina Geral e Familiar na Unidade de Saúde Familiar (USF) Descobertas do Agrupamento de Centros de Saúde (ACEs) Lisboa Ocidental e Oeiras da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo (LVT)

Downloads

Publicado

2021-09-14

Como Citar

Silva, A. M. M. e, & Varela, V. A. G. (2021). Recidiva tardia de carcinoma do endométrio: relato de caso. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 37(4), 345–50. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i4.12912