Avaliação da qualidade do núcleo de diabetes do Centro de Saúde de Ermesinde sob a perspectiva dos utentes

Autores

  • Jaime Correia De Sousa Consultor de Clínica Geral, Unidade de Saúde Familiar Horizonte, Centro de Saúde de Matosinhos; Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto
  • Isabel Paiva Nutricionista, Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto
  • Maria Do Carmo Faria Nutricionista, Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina do Porto; Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto
  • João Paulo Teixeira Bioquímico, Instituto Nacional de Saúde - Dr. Ricardo Jorge, Porto; Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v17i3.9839

Palavras-chave:

Avaliação de Qualidade, Equipa de assistência ao paciente, Diabetes Mellitus, Clínica Geral

Resumo

Objectivos: Avaliar o nível de acessibilidade, aceitabilidade e satisfação dos doentes diabéticos com os cuidados prestados pela equipa. Tipo de estudo: Avaliação de qualidade Local: Núcleo de Diabetes do Centro de Saúde de Ermesinde População: Utentes do núcleo de diabetes. A amostra de conveniência foi constituída por 46 doentes com Diabetes Mellitus com idades ³16 anos em contacto com o núcleo há, pelo menos, um ano. Métodos: Foi utilizado um questionário com 45 questões. As dimensões de qualidade estudadas foram: aceitabilidade, acessibilidade e satisfação com a equipa. Resultados: Acessibilidade - os critérios de distância ao CS, tempo gasto no CS e facilidade de acesso ao clínico geral e à enfermeira, foram atingidos; os critérios de dinheiro gasto nos transportes e facilidade física de chegar ao consultório, não foram atingidos (6/8 critérios cumpriram padrões). Aceitabilidade - os critérios de distância ao CS, tempo gasto no CS, conforto, limpeza das instalações e acesso ao clínico geral e à enfermeira, foram atingidos; os critérios de dinheiro gasto nos transportes não foram atingidos (6/8 critérios cumpriram padrões). Satisfação: os critérios sobre a forma como os problemas dos pacientes são resolvidos quando o médico ou a enfermeira não estão presentes, as qualidades pessoais do médico e da enfermeira, o tempo disponível dos profissionais de saúde e o interesse revelado pelo médico e pela enfermeira, foram atingidos (8/9 critérios cumpriram padrões). Conclusões: Sob a perspectiva dos utilizadores, há boa aceitabilidade, acessibilidade e satisfação com os prestadores de cuidados de saúde a este grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-05-01

Como Citar

Sousa, J. C. D., Paiva, I., Faria, M. D. C., & Teixeira, J. P. (2001). Avaliação da qualidade do núcleo de diabetes do Centro de Saúde de Ermesinde sob a perspectiva dos utentes. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 17(3), 209–33. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v17i3.9839

Edição

Secção

Investigação Original

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>