Hipertiroidismo agudo: um possível caso de síndroma de Marine Lenhart

Autores

  • Valter Filipe Moreira Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Andreia Teles Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i4.13016

Palavras-chave:

Hipertiroidismo, Tirotoxicose, Doença de Graves

Resumo

Introdução: O hipertiroidismo (HT) é uma patologia que ocorre devido à síntese e secreção excessiva de hormonas tiroideias pela glândula tiroideia, estimando-se que a sua prevalência a nível mundial se situa entre 1,2 e 1,6%. A principal etiologia do HT é a doença de Graves (DG), seguida do bócio multinodular (BMN) tóxico. As manifestações clínicas do HT podem variar, desde o quadro assintomático até ao quadro de tempestade tiroideia, uma situação rara de tirotoxicose aguda grave e potencialmente fatal. O síndroma de Marine Lenhart (SML) consiste num quadro de HT em contexto de coexistência de DG e BMN tóxico, sendo uma situação rara que ocorre em 0,8 a 2,7% dos pacientes com DG.

Descrição do caso: Mulher de 50 anos, com antecedentes pessoais de BMN tóxico não medicado, recorre a consulta de doença aguda por quadro caracterizado por fraqueza extrema com impotência funcional para a marcha, insónia grave, labilidade emocional e irritabilidade associada a palpitações. Foi referenciada ao serviço de urgência (SU) onde foi diagnosticada com HT grave por DG, tendo ficado internada. Houve estabilização clínica e laboratorial com melhoria dos sintomas e teve alta com o provável diagnóstico de SML.

Comentário: Este caso demonstra a importância da monitorização tiroideia e vigilância sintomática dos doentes com patologia tiroideia de base. O médico de família tem um papel fundamental no controlo destas situações por ter um acompanhamento longitudinal dos seus pacientes. Uma abordagem mais abrangente de cada doente e a articulação entre os cuidados de saúde primários e secundários permite a identificação de problemas clínicos específicos e tratamento precoce dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Valter Filipe Moreira, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Médico interno de 4º ano do internato de Medicina Geral e Familiar

Downloads

Publicado

2021-09-14

Como Citar

Moreira, V. F., & Ribeiro, A. T. (2021). Hipertiroidismo agudo: um possível caso de síndroma de Marine Lenhart. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 37(4), 357–61. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i4.13016