Os acidentes em meio escolar: Que intervenção?

Autores

  • Luís Seixo Coordenador de Enfermagem da Extensão de Saúde da Quinta do Conde, responsável pelo Grupo de Intervenção em Saúde Comunitária do Centro de Saúde de Sesimbra.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v20i2.10029

Resumo

Os traumatismos, ferimentos e lesões acidentais constituem na infância e na adolescência a maior causa de morte na generalidade dos países. Por sua vez, um dos locais onde se verifica uma elevada proporção de acidentes é a escola, pelo que, nos últimos anos, tem-se dado alguma atenção aos acidentes em meio escolar. Daqui ressalta a ideia da importância primordial da capacidade de intervenção da saúde escolar na prevenção deste flagelo. No entanto, para que esta intervenção possa surtir efeito, é primordial que se estabeleça uma interligação eficaz entre as equipas de saúde escolar, a escola e a comunidade envolvente. É imprescindível um trabalho em parceria entre a saúde e a educação no sentido de, em conjunto, se desenvolverem programas de prevenção de acidentes em meio escolar, com o objectivo de promover a educação para a segurança e a formação dos profissionais da educação (professores e auxiliares de acção educativa). A estratégia de intervenção deve ser faseada no tempo e efectuada de uma forma articulada com outros parceiros, com o objectivo de tentar identificar e controlar os riscos no sentido de evitar os acidentes graves ou potencialmente graves.

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Publicado

2004-03-01

Como Citar

Seixo, L. (2004). Os acidentes em meio escolar: Que intervenção?. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 20(2), 233–42. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v20i2.10029