Comunidade Formativa do Estoril: uma comunidade de prática centrada no internato médico e orientada para o futuro

Autores

  • Vanessa Sá USF Marginal (ACES Cascais) http://orcid.org/0000-0003-3877-790X
  • Magda Coutinho USF Costa do Estoril (ACES Cascais)
  • Ana Póvoa USF S. João do Estoril (ACES Cascais)
  • Rita Medeiros USF Marginal (ACES Cascais)
  • Joana Santos USF S. João do Estoril (ACES Cascais)
  • André Biscaia USF Marginal (ACES Cascais)
  • Isabel Couto USF Costa do Estoril (ACES Cascais)

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i6.12735

Palavras-chave:

Educação médica, Comunidade formativa, Internato e residência

Resumo

Introdução: Uma comunidade de prática consiste num grupo de pessoas que se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse, trabalhando em conjunto para melhorar o que fazem através de interações regulares. A Comunidade Formativa do Estoril reúne o grupo de orientadores e internos de medicina geral e familiar e saúde pública da zona do Estoril, com o objetivo de alargar o seu leque de experiências e vivências, espelhando os princípios de uma comunidade de prática. Este artigo relata a experiência desta Comunidade e tem como principal objetivo dar a conhecer as suas práticas, incentivar a partilha de experiências entre grupos e inspirar a formação de novas comunidades.

Descrição: A Comunidade Formativa do Estoril nasceu no ano de 2015, composta pelos internos e orientadores de formação específica em medicina geral e familiar e de saúde pública de quatro das unidades funcionais do edifício de São João do Estoril do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Cascais. Desde a criação da Comunidade, têm vindo a ser desenvolvidas várias atividades, como reuniões periódicas, elaboração do jornal e das I Jornadas da Comunidade Formativa do Estoril, entre outras. 

Conclusão: A Comunidade Formativa representa uma mais-valia para orientadores e internos, numa interação em que o todo é mais vasto do que a soma das partes. No caso da Comunidade Formativa do Estoril a proximidade originada pelo trabalho no mesmo edifício permitiu aos seus membros gerar este projeto, numa atmosfera colaborativa e de interajuda – uma comunidade frutífera, permeável ao que a rodeia e tendo sempre presente o desejo e a capacidade para evoluir através do contributo de cada novo membro e das interações que daí se criam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Sá, V., Coutinho, M., Póvoa, A., Medeiros, R., Santos, J., Biscaia, A., & Couto, I. (2020). Comunidade Formativa do Estoril: uma comunidade de prática centrada no internato médico e orientada para o futuro. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 36(6), 531–8. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i6.12735

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>